A bela é linda, é nossa, ela é da cor do Brasil!!!

06/02/2012

Logotipo da série
Logotipo da série

Dando continuidade ao seu projeto, Daniel Filho exibiu na última quinta-feira o primeiro episódio da série "As brasileiras", uma espécie de spin-off de "As cariocas". O que se viu foi além de uma bonita paisagem de Olinda e uma boa atuação de Juliana Paes. Não, não foi o trailer de "Gabriela", juro! Até porque seria injusto. Deixa eu falar... O que nós vimos foi uma ótima produção, com um texto irônico e inteligente, bem ao gosto do público mais exigente.

De um lado, o sucesso "Rei Davi" na Record. Do outro, uma história por semana na emissora dos Marinho com belas atrizes interpretando uma brasileira de cada região do país. Pela lógica, quem assiste a minissérie da Record na terça-feira deve acompanhá-la na quinta-feira. Com isso, corre-se o risco de "As brasileiras" não repetir o mesmo sucesso de "As cariocas", embora tenha qualidades para, inclusive, superar a série original. Mas a repercussão está garantida.

Um ponto que não conta a favor de "As brasileiras" é o fato de a série ter mais de vinte episódios. "As cariocas" teve dez. A atração poderia ter um ar de verão, ainda mais por estarmos nesse horário desgraçado que faz a gente dormir tarde e acordar cedo. Vai desgastar naturalmente e isso já apareceu na abertura, numa edição muito rápida.

No mais, é interessante encontrarmos na grade da Globo um produto como "As brasileiras". O elenco está bem escolhido e poderemos ver mais do que o eixo Rio-São Paulo. Mas deixo um P.S. aqui... Achei bem estranha a escalação de Xuxa como a brasileira de Porto Alegre. Apesar de a apresentadora ser gaúcha, sei não...

Mudando de assunto: Aguinaldo Silva deve estar de sorriso orelha a orelha. "Fina estampa" deve concorrer ao Emmy. Essa é a segunda produção do autor que participa da premiação. A novela "Laços de sangue" levou a melhor na última premiação. Existe a vantagem que Lília Cabral já foi indicada duas vezes ao prêmio. Isso talvez pese na decisão. "Caminho das índias", que como disse meu amigo Augusto César no twitter "não foi essa Coca-cola toda", levou a melhor quando concorreu. Até a novela "Araguaia" de Walther Negrão foi indicada. Ou seja, não se surpreendam se a novela das nove for a contemplada.