Aguinaldo Carlos ou Manoel Silva?

05/04/2021
Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Às vezes a gente não tem muita coisa pra fazer e fica tentando estabelecer relações - às vezes absurdas! - no universo das telenovelas. Foi assim que essa semana eu comecei a pensar sobre algumas ocasiões em que tive uma sensação de que Aguinaldo Silva tentou imitar Manoel Carlos. Logicamente que ambos têm um histórico invejável e nenhum precisa imitar o outro. Mas é no mínimo interessante algumas coincidências.

Comecemos com a discussão proposta a partir de personagens homossexuais femininas. Em #MulheresApaixonadas, de Manoel Carlos, temos Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli) como duas jovens que mantém um relacionamento homoafetivo. Em #SenhoraDoDestino, Aguinaldo Silva também temos um casal homossexual, vividos por Eleonora (Mylla Christie) e Jenifer (Bárbara Borges). Logicamente que outros casais homossexuais já haviam dado as caras nas novelas, mas é minimamente inusitado que após a recepção dada às jovens alunas da Escola Ribeiro Alves, também no Aguinaldoverso surjam duas jovens que se descobrem apaixonadas.

Segundo em frente, uma curiosidade de bastidor que provavelmente muita gente já sabe: Regina Duarte e Gabriela Duarte poderiam ter vivido Maria do Carmo e Lindalva, respectivamente, em #SenhoraDoDestino. Assim, mãe e filha teriam repetido a dobradinha já conhecida de uma famosa novela de um certo Manoel Carlos. Sim, estou falando de Helena e Eduarda em #PorAmor. No fim das contas, elas ficaram de fora da obra e Susana Vieira assumiu o protagonismo desse sucesso do Aguinaldoverso.

E já que falamos em Susana Vieira, a atriz viveu a segunda Branca de sua carreira em #DuasCaras. A primeira foi um marco na teledramaturgia, pois se tratou de uma vilã criada por... Manoel Carlos! Ora, quanta coincidência a repetição de nomes!

Além destes três exemplos, mais alguma constatação de que Aguinaldo Silva tentou trazer o Manecoverso para seu Aguinaldoverso? Que fique claro que é apenas uma brincadeira e de forma alguma quero com isso dizer que Aguinaldo Silva pensou nisso tudo para escrever suas novelas. Longe de mim achar isso!  

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e atualmente reside em Santa Catarina. Iniciou o #BlogCascudeando em 2005 falando sobre novelas, ampliando o leque de assuntos no decorrer dos anos. Atualiza esporadicamente este espaço, pois nas horas vagas trabalha para ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.