Al rescate del amor #CúmplicesDeUmResgate

02/08/2015

Logotipo da novela
Logotipo da novela

"Cúmplices de um resgate" finalmente irá dar as caras na tela do SBT. A novela foi escolhida pela tia Íris para ser protagonizada pela Larissa Manoela. Presentão de dinda, não? A jovem atriz, que fez sucesso como a Maria Joaquina de "Carrossel" já foi até sondada pela Globo, mas vai permanecer no Canal Abravanel e ter a chance de se mostrar mais amadurecida ao dar vida às gêmeas da história.

No original mexicano, Belinda era a protagonista, mas precisou ser substituída por Daniela Luján. Típica coisa de novela mexicana: deu problema com um ator? Troca o ator e toca o barco! Para o público brasileiro, porém, essa artimanha é estranha. Vide a personagem Cora, em "Império", que além de ter sido substituída, não foi tudo o que poderia ter sido, não apenas pela troca da atriz, mas por diversos motivos.

Deixemos a Cora de lados e voltemos à novelinha do SBT... Ao encontrar o filão de novelas infantis, a emissora acertou em cheio e mostrou que esta seara é a cara do canal. Além de dar identidade ao SBT, investir na garotada que apronta altas confusões faz com que a atual geração construa um sentimento de infância, de felicidade por viver esse momento da vida tão curto, mas tão influente na construção da nossa personalidade.

O fato de as novelas infantis do SBT durarem mais de um ano, inclusive, é um ponto a favor da dramaturgia destinada a los niños, pois cria um vínculo. Criança não se cansa de assistir a mesma história, de se encontrar sempre com os mesmos personagens. Por isso as audiências de "Carrossel" e "Chiquititas" se mantiveram. Por mais que digam que "Cúmplices de um resgate" pode flopar por causa da novela da Record, saibam que "Escrava mãe" vem aí, não é novela bíblica e talvez parte do público migre para a novela protagonizada por Larissa Manoela. Ou até mesmo para "A regra do jogo" da Globo.

De qualquer forma, "Cúmplices de um resgate" deve consolidar ainda mais o departamento de novelas do SBT. Queda de audiência? Sinceramente, eu acho que não... Ah, e fica a dica pro próximo remake: nem "Patinho feio" nem "Carinha de anjo". A próxima trama infantil do SBT deve ser "Amigos para sempre"! #FicaADica. Obrigado. De nada!