"Amor eterno amor" não repercute

01/07/2012

Foto: Alex Carvalho/TV Globo
Foto: Alex Carvalho/TV Globo

Interessante como a novela das 18h, "Amor eterno amor", não repercute se comparada às anteriores "Cordel encantado" e "A vida da gente". Lógico que não se trata aqui de dizer que uma novela é melhor que a outra ou que tem mais qualidade, até porque a Globo tem se empenhado em fazer das novelas das 18h uma produção caprichada. Entretanto, a novela de Elizabeth Jhin parece que está aí só para não deixar uma lacuna. É essa a minha sensação.

Teria a Globo uma cota pra novela assim? Sim, porque existem várias traminhas que dão o ar de sua graça e nunca dizem a que vieram. Exemplos? "Aquele beijo", "Beleza pura", "Ciranda de pedra", "Desejo proibido" e tantas outras novelas passaram, mas não aconteceram. Não tiro com isso o crédito dos autores e produção, que se empenharam por repercussão e audiência. No entanto, há novelas que simplesmente acabam, fim de papo e fica por isso mesmo.

Com uma trama que mescla espiritismo e um toquezinho de clichês, falta algo que nem o mais mexicano dos folhetins consegue. É aquele diferencial, aquela vontade de querer ver o que vai acontecer no próximo capítulo. Tiro um tempo por mim, que assisto a novela de vez em quando... Assisto nada, deixo a TV ligada enquanto passa um capítulo. A novela não me prende. O mesmo não acontece quando "Cheias de charme" está passando, por exemplo. Se eu vejo uma cena da novela de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, aquilo preenche a minha TV. 

Já na novela das seis, infelizmente, não consigo me envolver. A história é surrada, a autora não é de agora que deixa de lado os personagens secundários com tramas bobas... "Eterna magia" não acompanhei por causa da faculdade (eu viajava para estudar nessa época), "Escrito nas estrelas" começou bem mas criou uma barriguinha no seu decorrer, com muitos personagens secundários que não tinham história interessante. Já "Amor eterno amor" não repercute. Tem audiência satisfatória, mas ninguém fala dela. É uma novela que está simplesmente passando.

Mudando de assunto: "A fazenda" está aí e até agora não fez estrago. As Olimpíadas estão por acontecer e não vejo ninguém nas ruas comentando. "Máscaras" não deu certo e a Televisa tá doida pra marcar presença no SBT como outrora. O diretor de "Carrossel" Reynaldo Boury teria recebido convite para ir à Barra Funda. E assim a coisa vai indo...