#AnosDourados de volta no Viva

07/10/2020
Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

A minissérie "Anos dourados" está de volta no Canal Viva. A trama fez sucesso em 1986 ao abordar questões comportamentais e a hipocrisia da sociedade carioca. Trata-se da história de Lurdinha (Malu Mader) e Marcos (Felipe Camargo). Eles são jovens que se apaixonam, mas o fato de ele ser filho de Glória (Betty Faria), uma mulher desquitada, faz com que a família de Lurdinha não aceite o romance.

Com uma lindíssima reconstituição de época e o texto sempre afiado de Gilberto Braga, "Anos dourados" fez barulho com temas considerados tabus, como virgindade e masturbação. Numa época de vigilância, o controle sobre o corpo se apresentava como uma forma de manutenção de regras sociais. No entanto, estas são postas em xeque ao apresentar pessoas de famílias influentes tendo casos extraconjugais.

Confesso que ainda não conclui a minissérie. Estou na metade da obra (assistindo por fora), que tem alguns problemas sérios de captação de áudio. As imagens são escuras, dando a "Anos dourados" um tom pesado que, provavelmente, não foi intencional. Entretanto, é possível se encantar com sua história bem amarrada e visitar o Rio de Janeiro da década de 1950. A sua exibição no Canal Viva é aos domingos.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.