As máscaras vão cair!

09/04/2012

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

"Máscaras", nova novela da Record, estreia amanhã rodeada de expectativas pela alta cúpula da emissora. A trama assinada por Lauro César Muniz pretende abordar as identidades que as pessoas assumem diante de determinadas situações. Embora a substituição do mocinho pelo bandido e vice-versa seja a premissa principal da trama, outras máscaras estarão presentes nesse jogo, ilustrado por personagens como a Nameless, defendida pela Paloma Duarte.

Cercada de mistérios, a trama surgiu quando o autor percebeu que, durante uma viagem de navio, os passageiros encontram-se num universo paralelo. É um local onde os conflitos são deixados no continente e novas possibilidades de relações se estabelecem. Somado ao mistério do desaparecimento da personagem Maria (Mírian Freeland), o tom policial e denso do autor também estará impresso ao contar a história de uma organização criminosa norte-americana. Argumentos interessantes de um novelista experiente!

No quesito audiência, a Record busca ampliar seus números. "Vidas em jogo" sai de cena mantendo a emissora no terreno da teledramaturgia. Em outros tempos, "Vidas opostas" e "Chamas da vida" eram responsáveis por altos índices e picos de audiência. Com "Máscaras", a ideia é que a novela se torne referência no gênero para que a Record volte a respirar aliviada. Mas que a emissora entenda que novelas de um ano de duração, horários flutuantes e estratégias equivocadas não devem persistir.

Mudando de assunto: Já que estamos falando da Record, hoje termina "Vidas em jogo". A novela de Cristiane Fridmann conquistou um público fiel ao contar a história de dez personagens que ficam milionários através da sorte. Ao contrário de "Fina estampa", onde Griselda ganhou o prêmio e não deu em nada, as personagens da novela da Record começaram e terminaram de uma maneira diferente. A trama cumpriu uma função reflexiva que deve estar presente nos textos de novelas em detrimento a tramas prontas. Que no final, a identidade do palhaço surpreenda!