As vantagens do Youtube

07/04/2008

Fonte: Google
Fonte: Google

Não, eu não troquei a temática do blog. Vou seguir falando sobre televisão toda a semana e vocês, espero, seguirão lendo o que eu escrevo. Mas essa semana, após ler o blog do amigo André San, resolvi pensar um pouco nas vantagens do YouTube. E acabei chegando a uma conclusão que muitos já chegaram: o Youtube é a verdadeira TV interativa!

Deixe-me explicar: quando você assiste televisão, você é obrigado a assistir o que as emissoras querem que você assista. Por exemplo, você é obrigado a assistir "Duas caras" na Globo, "Amor e intrigas" na Record, o "Show da fé" na Band e no SBT você assiste... bem, alguma coisa deve passar nesse horário. Pois bem. No YouTube, você pode assistir, caso queira distância da TV, alguma "Câmera escondida" do Tio Sílvio, o desenho do Pica-pau, o barraco entre o Dado Dolabella e o João Gordo na MTV, o jurássico vídeo da Menina do Bambu, a abertura da primeira versão de Ciranda de Pedra, a primeira cena de Carrossel, matérias do "CQC" da Band (que por sinal só pude assistir pelo YouTube por conta da faculdade) entre outras preciosidades.

No YouTube, você tem acesso a vídeos que fizeram parte, de alguma forma, da sua vida. Não é querer ser saudosista, mas você tem escolhas de assistir o que quiser e quando quiser. Na TV, isso não acontece sempre (a menos que o ibope caia e a emissora faça de tudo para se adequar à nova demanda). A grade é fixa (com algumas exceções) e assistir TV é hábito. Hábito esse que, por muitas vezes, tem sido substituído pelo Youtube, pois além de vídeos retirados da TV, temos clipes de músicas e situações caseiras. Aí fica ao gosto do internauta.

E, só pra concluir, quero deixar claro que televisão é meu hobbie. Adoro televisão e não imagino passar o dia inteiro na frente do PC catando os vídeos do YouTube pra assistir. Só que a gente não pode desconsiderar que essa nova mídia vem chamando a atenção de muitos que se decepcionaram com a programação. A TV digital pode até ter sido lançada no ano passado, mas a verdadeira interatividade, por enquanto, é terreno do Youtube e de outros sites de vídeos.

Mudando de assunto...

João Emanuel Carneiro promete muita polêmica em sua nova novela, "A favorita", que já foi anunciada até mesmo pelo Faustão esses dias como "Juízo final". A história é centrada na personagem Flora (Patrícia Pillar), que briga com sua ex-dupla sertaneja Donatella (Cláudia Raia) por conta de sua estadia no xilindró e pelo amor da filha Raíssa, digo, Lara (Mariana Ximenes). Lara deverá decidir qual de suas mães será a favorita (será por isso o nome da novela?). A trama promete, ainda, cutucar as feridas da hipocrisia (nossa, como falei bonito!) com os personagens Romildo (Milton Gonçalves) e sua filha Alícia (Taís Araújo).