Cadê as novidades?

24/03/2008

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Poucas foram as vezes em que a Rede Globo ousou modificar sua grade de programação. E isso acontece, em especial, ao fato de televisão ser um hábito. Por exemplo: sempre, às nove da noite, está dando a novela das oito. Ponto final. Entra ano e sai ano, a novela das oito tem nas quartas-feiras sua menor duração devido ao futebol. E apesar da audiência deste ter estado aquém do esperado nos últimos tempos, permanece na grade por conta dos vários patrocínios que recebe. O mesmo acontece com os demais programas da linha de shows. É assim e pronto. Porém, à primeira ameaça de abril, eis que surgem as famosas "novidades" na programação.

Aparentemente, são inúmeras. Mas vamos à essência dessas novidades e entender o que há por trás desse dado de realidade. Novidades? Nenhuma! O "Casseta & Planeta" segue na terça-feira (com a Cláudia Rodrigues substituindo a Maria Paula). Futebol às quartas, "A grande família" às quintas e "Globo repórter" às sextas. A maior novidade mesmo vem por conta dos especiais do último final de ano, que dessa vez sobreviveram: "Casos e acasos", "Dicas de um sedutor", "Faça sua história" e "Guerra e Paz".

As maiores novidades da Globo, pra variar, são as substituições de novelas: "Ciranda de pedra", "Três irmãs" e "Juízo final", além da reprise de "Cabocla", trama de Benedito Ruy Barbosa adaptada em 2004 por suas filhas. Claro, não podemos esquecer do "Cinema 2008", cujas melhores produções são exibidas na programação especial de fim de ano - detalhe para os cortes de cenas nos filmes, de forma a adaptá-los à classificação pertinente.

Com exceção do logotipo que Hans Donner pretende lançar com a "programação 2008 da Globo", não temos muitas novidades para a emissora carioca. A novidade deste ano foi o "Poeira em alto mar", que modificou a estrutura da grade por uma semana. Então, só resta saber: cadê as novidades? Ah... já sei! Vem na programação de fim de ano!

Mudando de assunto...

Tudo é instável no SBT, não tem jeito! "Fantasia" e "Charme" invertem o horário, invertem de novo, reunião do Tio Sílvio com a Galisteu e advogado, o "sim senhor" da Galisteu à inversão de horário, diminuição do valor dos prêmios de ambos os programas, a ressurreição dos seriados americanos rebatizados pelo próprio Sílvio Santos (acredito eu)... Instabilidade all the time!