Como divulgar uma novela

16/02/2015

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Começaram as chamadas da próxima novela da Record. Na vinheta, a emissora se orgulha de ser a primeira emissora mundial a contar em formato de novela uma história bíblica, deixando clara a preocupação em produzir cenas em lugares espetaculares, como o deserto do Atacama no Chile, enfatizando ainda a pós-produção de cenas em estúdios hollywoodianos. Bom, de alguma forma é preciso vender o peixe!

O que também me chamou atenção nas chamadas foi uma frase do tipo: "Uma história que você conhece de uma forma nunca antes vista na história desse país" (ok, exagerei). Isso me lembra muito o SBT. Vamos aos exemplos?

Quando o SBT fez as chamadas de "Os ricos também choram", dizia algo mais ou menos assim: "A novela de maior sucesso mundial agora produzida pelo SBT". Aconteceu também em "Vende-se um véu de noiva" com algo mais ou menos assim: "A novela da maior novelista do Brasil, Janete Clair, é melhor que a da Record... E é melhor que a da Globo. Assista e veja se o SBT está exagerando". Mas a melhor do SBT foi em uma reprise de "Maria do Bairro": "A história que você já conhece... A emoção que você não esquece...". Slogans aqui modificados porque estão em minha memória afetiva, mas com esse contexto sensacional de enfatizar o próprio produto.

Quando eu vejo essas chamadas vindo do SBT, pra mim é algo tão tosco, mas tão tosco que chega ser legal. A emissora se orgulha de vender suas tardes, que são uma joia... Adora cutucar a concorrência, usar o sucesso da concorrência (Depois de 'A favorita' mude de canal e assista 'Pantanal') ou fazer chamadas pra lá de bizarras: "Vem aí o ataque... de risos"... "Depois de trocentos anos casada com Sílvio Santos, Íris Abravanel faz 'Revelação'" ou ainda "'Canavial de paixões' com Débora Duarte em um dos maiores papéis de sua carreira". Fala sério... Tem como não amar isso tudo?

Já quando é com a Record fica parecendo soberba... Não é uma coisa agradável de ver. Fica parecendo imitação barata do SBT, mas tentando ser uma Globo. Muito estranho... Mas de qualquer jeito, as chamadas estão no ar e você vai poder curtir uma novela bíblica com toda essa divulgação, recheada de atores de "Malhação" e que, por incrível que pareça, tenho pra mim que pode ir relativamente bem no ibope. Se for pra ser, que seja!