Curta 01 - Detainment

01/08/2020

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

A partir de hoje, o #BlogCascudeando vai trazer dez curtas para discussão.

Em 2018 aconteceu o lançamento de "Detainment", curta dirigido por Vincent Lambe que retratou o caso de dois meninos de dez anos, acusados de sequestrar e matar uma criança. Trata-se do assassinato de James Bulger, na Grã-Bretanha, ocorrido em 1993. Na época, o fato abriu inúmeras discussões legais sobre responsabilização, execução penal e redução da maioridade para crimes violentos.

O curta traz trinta minutos de tensão, onde o espectador se vê diante uma perturbadora atuação de Ely Solan e Leon Hughes como Jon Venables e Robert Thompson, respectivamente. A sua indicação ao Oscar causou revolta em Denise Fergus, mãe do menino assassinado. Ela disse à época: "Uma coisa é fazer um filme como esse sem contatar ou pedir permissão à família de James e outra é ter uma criança encenando as últimas horas de vida dele, os momentos que antecederam o seu assassinato brutal, e fazer a mim e a minha família reviver tudo isso!".

Considerando a discussão entre diretor e família, fica o questionamento sobre os limites da produção e divulgação de produtos audiovisuais quando representam casos grande repercussão. Por este motivo, o curta "Detainment" abre este espaço para a refletir sobre as questões éticas que envolvem a dramatização de fatos reais e que são de notório conhecimento público.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.