Década de 2000 - Quero (re)ver

09/11/2020

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Dando continuidade às novelas que quero (re)ver, chegamos na década de 2000. Trata-se de uma década onde assisti muita, mas muita novela mesmo! Selecionar apenas cinco é difícil, mas vamos lá - lembrando que as escolhas são pessoais e não estão relacionadas à audiência ou repercussão, mas sim na curiosidade em relação à trama e à possibilidade de acesso.

- Esplendor (2000) - Novela de Ana Maria Moretzsohn que trazia belíssimas paisagens do Sul do Brasil. As locações em Cambará do Sul deram à história um belíssimo clima de inverno. A mudança na vida de Frederico Berger (Floriano Peixoto) a partir da chegada de Flávia Cristina (Letícia Spiller) foi o ponto alto dessa trama de atmosfera gótica ambientada nos anos 1950.

Assisti até mais ou menos a metade. Probabilidade de assistir: depende, já que está disponível no youtube. Porém, eu espero melhor qualidade de imagem e som a partir de uma possível exibição no Viva ou Globoplay.

- Coração de estudante (2002) - Novela de Emanoel Jacobina, que precisou de um help de Carlos Lombardi para dar uma mexida na trama. Uma trama leve, ambientada em Minas Gerais e que trazia Fábio Assunção (Edu), Helena Ranaldi (Clara) e Adriana Esteves (Amelinha) nos papéis principais. É uma novela que marcou o início da minha adolescência. Eu chegava do curso de informática doido pra assistir a novela. Lembro que vibrei com sua reprise no "Vale a pena ver de novo". Destaque para a trilha sonora, sobretudo a internacional, com Pink (Don't let me get me) e The Calling (Wherever you will go). Fico emocionado só de lembrar esse tempo bom!

Assisti, mas preciso rever. Probabilidade de assistir: média, já que depende de sua exibição no Viva ou Globoplay. E essa novela tem cara de reprise no Viva, hein?

- Canavial de paixões (2003) - "Só quem vive a nossa vida... Vai saber como é doída a história de nós dois...". Arrepiou, foi? Um trabalho excepcional de Débora Duarte como Teresa numa das melhores novelas já produzidas pelo SBT em parceria com a Televisa. A trama ambientada em São Bento dos Canaviais tem ainda uma interpretação marcante de Helena Fernandes como Raquel.

Assisti partes e quero rever na íntegra. Probabilidade de assistir: depende, já que é possível encontrar a trama no youtube. Apesar de já ter sido reprisada em três ocasiões, ainda não pude acompanhá-la na íntegra.

- Pé na jaca (2006) - Última novela de Carlos Lombardi na Rede Globo. A trama falava sobre amizade e tinha como protagonistas Murilo Benício (Arthur), Juliana Paes (Gui), Deborah Secco (Elizabeth), Marcos Pasquim (Lance) e Fernanda Lima (Maria Bô). A trilha sonora era incrível e eu tinha o CD. Acredito que seja uma novela muito injustiçada pelo público.

Assisti muito pouco por causa da faculdade e do horário de verão. Gostaria de assistir na íntegra. Probabilidade de assistir: baixa, já que depende de sua exibição no Viva ou Globoplay.

- Eterna magia (2007) - A primeira novela solo de Elizabeth Jhin foi rejeitada pelo público. No entanto, sua produção era caprichada, tendo cenas gravadas na Irlanda. Malu Mader (Eva) e Maria Flor (Nina) eram as duas irmãs que disputavam o amor de Conrado (Thiago Lacerda). Cássia Kiss destacou-se como Zilda, uma das bruxas da história. Sempre achei a ambientação bastante interessante. Será que é por isso que eu também citei "Esplendor" na lista? Tudo bem que são novelas diferentes, mas essa atmosfera me chama atenção...

Assisti muito pouco por causa da faculdade e gostaria de assistir na íntegra. Probabilidade de assistir: baixa, já que depende de sua exibição no Viva ou Globoplay.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.