Dia das crianças no dia das mães

11/05/2020

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Acho que a quarentena tá desorganizando o calendário de muita gente. Não bastasse o fato de Roberto Carlos ter dado as caras duas vezes, beeem antes do final de ano, foi para a surpresa de muitos que o "Domingão do Faustão" de ontem recuperou arquivos inimagináveis. E maravilhosos!

Apesar de o dia ser das mães, o presente foi das crianças. No palco do fim dos anos 1980 e no decorrer dos anos 1990, passou Xuxa, Paquitas (!), Dominó, Sérgio Mallandro, Molejo, Mara Maravilha (presenteando o telespectador com um LP), Angélica (com direito a uma menção quase subliminar ao momento separação que ela vivia na época)... Já nos anos 2000, a surpresa veio por conta de Adriana Calcanhotto, que divulgava o projeto Adriana Partimpim. Também Toquinho esteve neste momento nostálgico, com o clássico "Aquarela". Também Sandy & Júnior com "Vamo pulá" e Rouge com "Ragatanga"... O auge pra quem viveu uma época deliciosa!!! Como diria o meme da Cristina de "Alma gêmea", "Que hinoooooo!".

De todas as participações, Xuxa foi a mais apagada e ao mesmo tempo a mais marcante. Cantou "Ilariê", embalando o público com sua desenvoltura característica. A apresentadora encontra-se nos domínios da RecordTV há alguns anos e foi de fato surpreendente sua presença no palco do #Faustão. Dificilmente a Globo abre espaço para quem já está fora de sua casa.

Diante desta pandemia do Covid-19, as emissoras precisam recorrer a arquivos para manter a programação no ar. Todos sabem que a Globo tem um canal próprio para exibição de seu acervo, o Viva, que inclusive já reapresentou os primeiros programas de Fausto Silva. Assistir na TV aberta uma seleção de bons momentos acaba trazendo alegria aos domingos, dia da semana em que outra emissoras exploram o sensacionalismo. Foi legal assistir e matar a saudade do tempo em que o público se divertia verdadeiramente na plateia, com direito a toda breguice e cafonice daquele tempo.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.