Estica e puxa... Mas e depois?

29/07/2013

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

A história da novela termina, mas a novela da novela segue tendo história. Após um último capítulo elogiado e com muita repercussão nas redes sociais, a trama de Íris Abravanel continuará na tela do SBT. Já não bastasse a série "Patrulha salvadora" prevista para esse semestre, a faixa horária do fim da noite do canal vai continuar com a turminha da professora Helena. A partir dessa semana, o "Clube do Carrossel" vai tentar fisgar o público órfão, ou seja, quem não aderir a "Chiquititas" hehe... Ok, essa piada foi péssima!

Além do "Clube do Carrossel", a volta da novela mexicana "Rebelde" está prevista para setembro. Diversos sites apostam que a novela deve ocupar a faixa entre o SBT Brasil e "Chiquititas". Com isso, a grade da emissora que estava estável há muito tempo pode ficar comprometida. Porém, há de se considerar que "Rebelde", assim como "Carrossel" e "Chiquititas", tem seu público já conquistado. Os saudosistas de 2006/2007, quem acompanha Maitê Perroni em "Cuidado com o anjo" e novos fãs, devem sintonizar o canal de Sílvio Santos.

Com isso, a gente pode pensar duas coisas: primeiro, o SBT segue apostando em produtos que dão certo. Segundo: o SBT ainda precisa amadurecer muito e parar de apostar em produtos com prazo de validade. Não é possível espichar tanto o sucesso de novelas, ainda mais sem pensar nas substitutas.

Tudo bem que "Rebelde" tem milhares de temporadas, mas um dia termina. Assim como um dia "Carrossel" chegou ao fim e assim como "Chiquititas", daqui um ano, deve se despedir. E depois? Como manter o público? "Patinho feio" ou "Carinha de anjo" ou alguma das novelas já escritas pelo Tiago Santiago... O SBT tem que cuidar do próximo passo para não sair queimado com suas apostas que, por enquanto, são certeiras. Mas amanhã não se sabe.

Mudando de assunto: A faixa de novelas do SBT no período da tarde está bem descaracterizada. Começou com as tardes que seriam uma joia, depois as reprises começaram a pipocar de forma desordenada. O horário mais infantil, com tramas mais leves como "Pícara sonhadora" e afins, agora é reino de Thalía, que apesar de trazer audiência e fazer barulho, merece um descanso. O segundo horário era de tramas mais recentes, como "Maria Esperança", agora exibe uma novela inédita, "Cuidado com o anjo". Já o melhor horário exibe "Rubi". Aliás, o terceiro horário das novelas da tarde é o único que tem mantido uma coerência. Mas com a entrada de "Rebelde" na grade, o SBT tinha que dar jeito de reordenar seus folhetins. Para mim, o certo seria uma série no horário atualmente ocupado por "Marimar" seguido por duas novelas: uma mexicana inédita e uma boa reprise ou re-reprise.