Missão (quase) impossível

05/11/2007

Foto: Divulgação/TV Globo
Foto: Divulgação/TV Globo

Semana de estreia na telinha da Globo. Milagre do amor, ou melhor, "Desejo proibido" tem a dura missão de recuperar a audiência de "Eterna magia". Vamos falar primeiramente da falecida.

A trama de Elizabeth Jhin iniciou e terminou com baixa audiência, sendo encurtada em duas semanas. Eu acredito em três motivos para tanto: o primeiro relembra a histórica "Brida" da extinta Manchete, onde a bruxaria foi vista com maus olhos por parte do público. O segundo é o repeteco de tramas de época no horário das 18h, o que além de cansar o telespectador, deixa a Globo com poucas opções para o "Vale a pena ver de novo". Com exceção das novelas do Walcyr Carrasco, "Terra nostra" e "Força de um desejo" não foram muito bem. O terceiro motivo para a baixa audiência foi a dupla personalidade das personagens, afastando-se do folhetim clássico. Apesar do resultado de sua primeira novela, a autora tem muito potencial para suas futuras tramas e as esperaremos.

Só pra constar, essa semana fiz uma pesquisa para um artigo sobre "mídia e subjetividade em psicologia" para apresentar quarta-feira na faculdade e, neste trabalho, acabei por encontrar uma entrevista da Janete  Clair em janeiro de 1973 pela Revista Veja. Janete considerava Dias Gomes, Walther Negrão e Ivani Ribeiro como os principais autores de novela. Como estamos falando do autor de "Desejo proibido", o que esperar da nova novela das seis?

Negrão consegue escrever romances com um humor sutil. Suas tramas trazem uma história coerente e bem armada, o que pode ser uma grande arma para recuperar a audiência do horário. Porém, vale lembrar que suas últimas novelas, "Era uma vez", "Vila Madalena" e "Como uma onda", não tiveram grande repercussão. "Desejo proibido" vem para recuperar o ibope do tradicional horário das seis e confirmar o olhar de Janete Clair.

Mudando de assunto...

Um importante momento está se aproximando da TV brasileira: o primeiro beijo homossexual masculino. A qualquer momento, alguma produção exibirá essa cena. Façam suas apostas... Que canal entrará na história como o primeiro a exibir a cena numa novela?