Filmes de terror da década de 1930

31/10/2020

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Aproveitando que hoje é Halloween, vamos trazer algumas dicas de filmes de terror que devem ter deixado as nossas bisavós de cabelos em pé!!!

Para nosso olhar contemporâneo, estes filmes certamente não parecem nada assustadores. Seus efeitos especiais podem até nos fazer rir! Mas eles foram o pontapé inicial para a criação e consagração do gênero. Tendo servido de inspiração para gerações de cineastas, eles ainda hoje influenciam a produção de filmes de terror e por isso valem a pena ser conhecidos. Diferente dos filmes de terror cuja principal intenção é nos dar sustos, estas obras podem até nos fazer refletir sobre como muitos de nossos medos são criados por nossas próprias ambições e arrogância. Vamos lá?

1 - A múmia - 1932 - Karl Freund

Não espere ver os mesmos efeitos especiais e cenas de ação vistos no filme homônimo de 1999, que utilizou este como inspiração. Aqui também vemos um grupo de arqueólogos que acidentalmente acorda depois de milênios uma múmia com planos malignos.

2 - Drácula - 1931 - Tod Browning

Em uma narrativa em que o Conde Drácula sai de seu castelo na Transilvânia e vai para a Inglaterra, este é um dos filmes mais importantes do gênero da época, servindo de inspiração pra inúmeros outros filmes de vampiro que vieram posteriormente.

3 - Frankenstein - 1931 - James Whale

Clássica história do cientista louco que, brincando de Deus, abre túmulos recolhendo pedaços de cadáveres para depois criar e dar vida à sua própria criatura.

4 - A noiva de Frankenstein - 1935 - James Whale

Devido ao sucesso de Frankenstein, fez-se esta continuação da história, sendo um dos primeiros casos de filmes que ganharam uma sequência após o sucesso comercial do anterior.

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

5 - King Kong - 1933 - Merian C. Cooper & Ernest B. Schoedsack

Você pode nunca ter visto o filme, mas certamente já viu a icônica cena do King Kong escalando o Empire State Building, ou outras cenas que se inspiraram nela. Mas acredite: o filme é muito mais que isso e traz ainda uma importante reflexão sobre como o homem pensa ter poder e controle sobre a natureza e os outros seres vivos.

6 - Monstros - 1932 - Tod Browning

Filme bastante polêmico em sua época por trazer como atores pessoas com deficiências reais. A história se passa em um dos chamados circos dos horrores, espetáculos de bastante mau gosto comuns na época. O filme nos faz pensar sobre quem são os verdadeiros monstros na história.

7 - O médico e o monstro - 1931 - Rouben Mamoulian

Inspirado no romance de Robert Louis Stevenson, vemos a história do respeitado cientista que cria uma fórmula e a bebe, liberando o monstro que existe dentro de si.

8 - Os crimes no museu - 1933 - Michael Curtiz

Se você assistiu "A casa de cera", de 2005, vai ver como este filme foi a referência primordial para sua produção. Já nos anos 30, Hollywood contou a história de um museu com esculturas de cera produzidas como uma técnica sinistra.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.