#FlorDoCaribe estreia hoje!

11/03/2013

Foto: TV Globo
Foto: TV Globo

Tem vezes que o horário das seis exibe duas, três, cinco novelas de época seguidas. Noutros momentos, uma novela de época surge quando menos se espera. "Cordel encantado" e "Lado a lado" deram as caras no meio de novelas contemporâneas. E substituindo "Lado a lado", voltamos aos dias de hoje direto às praias do Rio Grande do Norte. "Flor do Caribe", novela de Walther Negrão, estreia hoje.

O que esperar da novela? Sou sincero: belas imagens. Para começar! A novela está muito linda para ser vendida, mas só isso não segura. Jayme Monjardim é um dos mais competentes diretores da Globo e tem um desafio nos próximos meses. Vai ser necessário que Walther Negrão se apresente mais do que tem feito nos últimos anos. Capacidade para isso, nós sabemos que ele tem.

Walther Negrão já apagou mil e um incêndios nas seis. "Livre para voar", "De quina prá lua", entre outras. Já apresentou folhetins que ficaram na memória afetiva de muita gente como "Cavalo de aço" e "Direito de amar". Já fez dupla com Antônio Calmon no sucesso "Top model" e com Maria Adelaide Amaral na bem sucedida "A casa das sete mulheres". Merecem destaques seus sucessos "Fera radical" e "Despedida de solteiro", ambas feitas às pressas. Mas nos últimos anos, o autor não buscou um diferencial e trouxe novelas sem grandes atrativos. "Como uma onda", "Desejo proibido" e "Araguaia" foram suas últimas empreitadas. Cabe a "Flor do Caribe" dar um up na reputação do experiente autor.

Será possível reverter a situação do horário das seis? Sim, é possível! Uma novela solar, com uma ótima direção e um texto coeso como o autor sempre apresentou tende a manter o público. Isso se o trio protagonista não decepcionar. Caso a estreia seja boa, o público vai fidelizar e a audiência será recuperada. Faço a aposta: se "Flor do Caribe" iniciar com 23 e fidelizar, a audiência será recuperada. Se cair para 18 até o final de semana, será pouca a diferença na média final em comparação com "Lado a lado".

Mudando de assunto: O SBT começou a anunciar "Cuidado com o anjo" como substituta de "Jamais te esquecerei". A trama mexicana é protagonizada por Maite Perroni, ex-RBD, e tem nomes como Helena Rojo, Ricardo Blume, Ana Patricia Rojo, Laura Zapata e René Strickler no elenco. Quem curte novela mexicana tem tudo para dar uma espiadinha nesta trama que quase teve uma versão tupiniquim na Record. A propósito, a estreia de "Cuidado com o anjo" mostra que o SBT não vê a hora de esquecer "Jamais te esquecerei". Vamos torcer para que a nova aposta faça algum barulho. Repercussão, no que depender dos saudosistas do RBD, não vai faltar na internet.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.