Muito além de notícias fake...

02/05/2011

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Esta semana, o "Video show" mostrou um pouquinho do "Jornal sensacionalista", que eu não resisti e precisei assistir via "Youtube". O formato é o mais simples do mundo, vide "Jornal Nacional". Na bancada, dois apresentadores sérios apresentam as notícias e reportagens. O diferencial é que o "Jornal sensacionalista" é isento de verdade. O que isso significa? Ora, que é tudo mentirinha!!! E justamente por isso, adorei assistir ao sarcasmo com o qual a atração critica o formato rígido adotado pelas bancadas dos mais diversos telejornais da televisão brasileira.

No primeiro episódio, uma ótima reportagem sobre os novos serviços que empresas estão oferecendo para quem está no trânsito de São Paulo. Tem manicure, espeto corrido e até psicólogo atendendo! Uma pesquisa também revelou que água causa câncer, visto que 100% dos pacientes consumiram água pelo menos uma vez na vida. Pra terminar, a reportagem de que Ângela Bismarck implantaria um terceiro seio. Sem rir, e entrevistando "especialistas" no assunto, o "Jornal sensacionalista" faz graça sendo sério.

Só que essa interessante ideia é também perigosa. Em alguns momentos, a mesma piada cansa. Dá para exemplificar, a "Marcha da maconha" no primeiro episódio e uma entrevista com o médium Alan Xavier no segundo, onde este afirmava que Michael Jackson confirmou que Lady Gaga é a reencarnação de Freddy Mercury. 

O programa dura o mesmo que uma edição de telejornal de verdade e isso compromete o resultado. Convenhamos... Haja assunto fake pra preencher o tempo sem perder a graça! O "Casseta &planeta", em seu auge de criatividade na ironia, acabou se utilizando que quadros bobos pra se manter. Pra não cair na mesmice, é preciso dar uma lapidada porque rir dez minutos da "Bandeira 3 dos táxis em São Paulo" não é uma missão fácil.