Nota sobre o OBITEL BRASIL

11/10/2015

Fonte: Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP
Fonte: Centro de Estudos de Telenovela da ECA-USP

No dia de hoje, o Blog Cascudeando destaca o V ENCONTRO OBITEL BRASIL DOS PESQUISADORES DE FICÇÃO TELEVISIVA, que ocorreu nesta semana na USP. Reunindo pesquisadores de ficção televisiva, o evento abordou a cultura de fãs e a cultura de participação, refletindo sobre televisão.

Além de pesquisadores da área, também foram convidados os autores George Moura e Glória Perez, enriquecendo as discussões desta temática. Estudantes, participantes de grupos de pesquisa e fãs de ficção também estiveram presentes.

Na ocasião, foi lançado o livro "Por uma teoria de fãs da ficção televisiva brasileira", que está disponível AQUI. O capítulo "A autoconstrução do fã: performances e estratégias de fãs de telenovela na internet" traz um estudo de caso realizado com blogueiros, entre eles, este que vos escreve. Os demais entrevistados foram: Nilson Xavier (Teledramaturgia), Sérgio Santos (De olho nos detalhes), Fábio Dias (O cabide FALA) e Jurandir Marques (Jurandir Dalcin Comenta).

Só pra constar, não fomos escolhidos aleatoriamente: por se tratar de uma pesquisa acadêmica, há toda uma metodologia utilizada para se chegar aos participantes das entrevistas, cujo processo está detalhadamente descrito no capítulo.

Deixo aqui o agradecimento ao pessoal que trabalhou no evento - que eu gostaria muito de ter participado, mas por questões geográficas, não foi possível -, e em especial ao Tomaz que esteve diretamente em contato comigo, trocando e-mails durante todo o processo de construção desta pesquisa.