Uma linda fábula #MeuPedacinhoDeChão

30/07/2014

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

#MeuPedacinhoDeChão sai do ar nesta sexta-feira. A trama de Benedito Ruy Barbosa foi magistralmente dirigida por Luiz Fernando Carvalho. Quem deu uma chance, se rendeu. Impossível não se envolver com uma trama simples, com cenários maravilhosos, personagens ricos, incríveis, e um texto poético. Pena que o público não acompanhou a fábula da forma como a obra merecia. Mas quem o fez, está pra lá de satisfeito!

Pra começar, a novela não tinha uma estética comum: as marcações, a câmera, as luzes, a trilha sonora... Tudo parecia experimental. As cores gritavam na tela e a imagem mudava dependendo da forma como a novela era assistida. No HD, #MeuPedacinhoDeChão tinha uma beleza infinita. Na TV normal (essa nossa comum mesmo!) parecia não haver tantas cores e mesmo com menos detalhes, os mesmos eram infinitos. Absurdo isso? Que nada! No mundo de #MeuPedacinhoDeChão tudo era possível!

Com relação aos atores, impossível não destacar Osmar Prado (sempre perfeito), Juliana Paes (atuando como nunca antes na história desse país!), Antônio Fagundes (que depois de um tempo desinspirado voltou a se inspirar), Irandhir Santos (emocionando ao ler as cartas de amor escritas pela "perfessora"), Paula Barbosa (a maior revelação da novela), Gabriel Sater (cantando no tom da história), Bruno Fagundes (mandando muito bem e com um futuro promissor), Emiliano Queiroz (perfeito como o padre da novela), entre outros. As crianças também foram muito bem. Além disso, o elenco enxuto contribuiu para que o público prestasse atenção nas tramas e se envolvesse com os personagens.

A Globo foi muito feliz em escolher um texto com poucos capítulos e uma direção diferenciada para uma novela nesse período pré e pós Copa. Infelizmente, a competição me atrapalhou para acompanhar a novela como eu gostaria, mas #MeuPedacinhoDeChão não é novela para assistir como novela... É novela para assistir com calma, para apreciar cada cena. Que venha logo o DVD dessa obra de arte que encheu os olhos!

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.