Os frutos do pantanal

15/12/2008

Logotipo da novela
Logotipo da novela

A trama de Benedito Ruy Barbosa, exibida pela Manchete em 1990, voltou à televisão como a arma secreta do SBT. Da mesma forma que a emissora fez com "Xica da Silva", ressuscitou a trama da Manchete que ameaçou a hegemonia da Globo em sua primeira exibição e proporcionou a uma geração o privilégio de assistir a uma obra-prima.

Apesar das polêmicas que cercaram-se em torno da reprise, como a ameaça do autor de tirar a história do ar, a garantia de sucesso foi vista pelos números do SBT, que praticamente triplicaram no horário. A simples história, que narra a saga da família Leôncio no pantanal mato-grossense, em meio à música sertaneja, romance, paisagens exuberantes e certo erotismo, conquistou mais uma vez os brasileiros.

Juntamente com a reprise de "Pantanal", o SBT foi aos poucos melhorando sua média de audiência. Com um investimento nitidamente menor que a concorrente Record, rapidamente empatou com a emissora e disputava de frente com "Chamas da vida". No início, três capítulos eram convertidos num único. Para espichar a trama, muitas paisagens passaram a ser repetidas, pois a sobra de novela no início acabou faltando no final. Sem contar as cenas do capítulo anterior e do próximo capítulo para preencher a lacuna. 

Em janeiro, "Pantanal" sai do ar e deixará saudades aos que apreciam tramas fora do eixo Rio-São Paulo. Segue a dúvida sobre sua substituição. Cogitaram, inclusive, que ela mesmo poderia ser reprisada após seu término. Essa hipótese meio maluca parece estar descartada. Mas uma coisa, é certo: o que clássico, é clássico! E "Pantanal" é uma novela clássica na história da teledramaturgia brasileira.

Mudando de assunto...

Natal e final de ano chegando. Férias da faculdade! Não sei quando retorno ao certo pro blog, pois fico sem net em São Borja. Mas eu volto, não vou abandonar o nosso espaço. Que tenhamos muitos programas e novelas no próximo ano! Um feliz 2009 para todo mundo e inté mais!

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.