#OsDezMandamentos... Quem diria?

15/09/2015

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Acho que nem a Record esperava o sucesso de "Os dez mandamentos". Existem novelas que superam as expectativas dos próprios executivos das emissoras. Duvido que alguém em sã consciência pensasse no início do ano: "Bah, mas essa novela vai recuperar a credibilidade da dramaturgia da Record". Recuperou? Olha, sinceramente não sei que essa palavra seria a correta. Digamos que aliviou...

A sorte de "Os dez mandamentos" é a exibição das pragas em pleno início de "A regra do jogo", nova aposta da Globo que inicia hoje sua terceira semana de exibição. Saudades de "Babilônia"? Não, obrigado... Mas a nova novela da Globo ainda não mostrou sua força. O horário está desgastado e mesmo sendo uma novela boa, parece "mais do mesmo".

E "Os dez mandamentos"? Sim... Essa é muito mais do mesmo ainda. Só que com um diferencial: quem assiste, dá uma viajada. Aham... Glória Perez sabe que as pessoas precisam voar... Não sei se "Os dez mandamentos" tem mais coerência do que "Salve Jorge", onde a autora usou de trocentos artifícios difíceis de se aceitar. Mas o fato é que "Os dez mandamentos", ao contrário da obra de Glória Perez, não tem o compromisso de fazer uma denúncia. Quer apenas levar o público a sonhar, a acreditar que o bem vence o mal, apresentando tudo isso em um cenário que faz parte do imaginário popular, independentemente da crença.

Já "A regra do jogo" explora a dúvida... Bem? Mal? Acro que nesse momento, o público busca pão pão, queijo queijo e c'est fini. E a audiência tá aí... Não que eu esteja fazendo propaganda da novela da Record... Eu tenho não sou chegado em história bíblica tupiniquim... Mas na Record, já assisti "Pecado mortal" por exemplo, que foi uma ótima produção. Em pauta aqui é a questão de que vivemos um momento com tanta desmoralização dos valores que as pessoas querem acreditar em algo bom... As pessoas precisam voar e estão dispostas a fugir da realidade. Pelo menos em dramaturgia...

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.