Maysa - #QuandoFalaOCoração

12/01/2009

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Muitos foram os elogios pela direção de Jayme Monjardim à novela "Pantanal" em 1990. De fato, amanhã a reprise da trama de Benedito Ruy Barbosa chega ao seu final com uma bela fotografia da fauna e flora da região.

Já na Globo, o diretor presenteou os telespectadores com direções espetaculares. Cito duas que gostei muito: "Terra nostra" e "O clone". Nelas, o filho de Maysa fez bonito com as paisagens permeada do instrumental de Marcus Viana. "Páginas da vida", de Manoel Carlos, também teve a direção do Monjardim. Mas confesso que fiquei decepcionado. Apesar da captura de imagens de Amsterdã, faltou algo. Em especial, a morte de Nanda (Fernanda Vasconcelos), que foi muito rápida. Esses dias eu estava revendo a cena no youtube e ela foi muito rápida mesmo. Aliás, tão rápida quando a morte de Maysa (Larissa Maciel) no primeiro capítulo da nova minissérie global. A cena foi chocante, mas podia ter demorado um pouquinho mais, visto que foram muitos profissionais envolvidos para reconstruir o acidente na ponte Rio-Niterói.

Em "Maysa - Quando fala o coração", o diretor se supera com imagens espetaculares, um elenco muito bem escolhido, com rostos novos e perceptível talento num projeto magnífico, trabalho como há tempos não se via na Globo. Monjardim é um talentoso profissional. O texto do Maneco (com menos de cem personagens, quem diria?) aliado a uma direção segura tornam "Maysa - Quando fala o coração" uma das melhores minisséries já exibidas pela Globo.

Mudando de assunto...

"A favorita" chegando ao fim e "Caminho das índias" dando as caras na próxima semana. A telinha vem com novidades nestas férias! Acho que dificilmente a trama de Glória Perez terá uma média acima dos cinquenta pontos nas suas primeiras semanas, mas provavelmente quebrará a regra de progressão aritmética decrescente do ibope que se alastra nas últimas estreias de novelas das nove.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.