Realismo fantástico dá audiência

19/05/2008

Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

Depois da audiência conquistada por "Caminhos do coração", a Record está produzindo uma segunda temporada da novela, denominada "Os mutantes", na qual os poderes destes serão ainda mais absurdos. A estratégia é simples: iniciar a nova fase no momento em que a Globo dá o pontapé inicial para "A favorita", logo na primeira semana de junho.

O novo horário da trama não tem por finalidade só impedir que "A favorita" tenha alto ibope no seu início. O que a Record quer é conquistar o público infanto-juvenil, que aprecia do realismo fantástico apresentado. E esse fator deve ampliar os números no horário para a emissora. Caso isso aconteça, periga de "A favorita" ter em seu primeiro capítulo uma média inferior à "Duas caras", já que os fãs de "Caminhos..." continuarão fiéis à Record.

Mas a Globo também já explorou o realismo fantástico em suas novelas. Dias Gomes foi o precursor e, na década de 1990, Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares usaram deste modelo para segurar a audiência do horário nobre da emissora dos Marinho. Só que, aos poucos, até mesmo estes autores deixaram-se levar pela realidade e, com isso, eis que Thiago Santiago (que foi colaborador em "Vamp") resolve utilizar desta arma e, com isso, fazer barulho em pleno horário nobre.

A segunda temporada de "Caminhos..." contará com novos mutantes, conexões interplanetárias, dinossauros atacando nas ruas de São Paulo e outras surrealidades. Ou seja, parece que a ordem é explorar cada vez mais esse mundo criado pelo autor. Ou melhor, iniciado com Dias Gomes na Rede Globo.

Mudando de assunto...

Se pararmos para pensar, a atual fase da Globo mostra um quadro de inovação nos autores. Alcides Nogueira, por exemplo, está em sua terceira novela solo. As suas anteriores ("De quina pra lua" e "O amor está no ar") não alcançaram êxito e isso se repete agora com "Ciranda de pedra" por causa do cansaço que as tramas de época causaram. Andrea Maltarolli está em sua primeira novela e João Emanuel Carneiro inicia sua terceira em horário nobre dia 02/06.