S01E02 - Four weddings and a funeral

16/05/2020

Se na semana passada a obra "Mildred Pierce" (1945) deu as caras aqui no blog, a razão principal era a relação da trama com uma data especial: o dia das mães. Esta semana não poderia deixar de ser temática. Maio é o mês das mães e também o mês das noivas. Justamente por isso, uma comédia-romântica que faz parte do livro "1001 filmes para ver antes de morrer" deveria constar neste espaço. Estamos falando de "Four weddings and a funeral", dirigido em 1994 por Mike Newell e que é a atração do nosso #SábadoClássico.

O título foi traduzido literalmente para o português: "Quatro casamentos e um funeral". A trama mostra justamente estes cinco eventos - não necessariamente nesta ordem. A narrativa é ancorada em episódios, tal qual a nossa vida. Se num dia estamos num casamento, no outro nos encontramos num velório. E assim os eventos sociais forçam os nossos encontros. Não existe aqui uma problematização, pois se trata do espaço que o diretor encontra para que seus personagens transitem e manifestem suas personalidades.

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

O típico humor britânico convida o espectador a enveredar pela classe média inglesa. Em figurinos charmosos e elegantes, os personagens interagem numa crônica que traz Rowan Atkinson, eterno Mr. Bean, interpretando um padre que comete gafes enquanto celebra o segundo dos quatro casamentos.

O roteiro é protagonizado por Hugh Grant, um padrinho de casamento que se sente um peixe fora d'água enquanto observa a vida das pessoas ao seu redor se organizando a partir do matrimônio. Há no personagem a idealização de um amor, que é capaz de cegá-lo em razão de suas próprias limitações e inseguranças. Este plot é geralmente retratado no cinema pelo viés feminino, sendo a mudança de paradigma um diferencial narrativo. O ator, que despertou paixões dividindo a cena com Julia Roberts em "Um lugar chamado Notting Hill" (Notting Hill - 1999), atua com entrega em "Four weddings and a funeral".

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

"Four weddings and a funeral" tem recepção favorável da crítica, avaliado em 7,0 no IMDb. Em julho de 2019, foi lançada uma série derivada do filme, disponível na plataforma Hulu.

FICHA TÉCNICA

Título original: Four weddings and a funeral
Diretor: Mike Newell
Gênero: Comédia romântica
Duração: 117min.
Oscar 1995: Indicado nas categorias: Melhor roteiro original e Melhor filme.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.