S01E05 - All quiet on the western front

06/06/2020

Depois que "All quiet on the western front" foi aclamado, o diretor Lewis Milestone não repetiu o mesmo sucesso. Restaurado em 1998, a obra antibélica foi o terceiro filme a vencer o Oscar e até hoje é reverenciado. Em tempos sombrios, com o mundo desabando em nossas cabeças, o cinema reforça sua importância ao lembrar que o ser humano se perde diante do desmedido que causa sofrimento. O #SábadoClássico de hoje traz a obra que em português recebeu o título de "Sem novidade no front".

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Adaptada do romance homônimo de Erich Maria Remarque, a guerra é o fio condutor da narrativa. Os personagens são engolidos pela ideia de que há alguma razão que justifique o conflito, destacando o entusiasmo pela fala do professor logo no início. O diretor procura proteger o espectador ao mesmo tempo em que o alista como um dos soldados quando opta ao centrar várias cenas em ambientes internos, incluindo as trincheiras. Na parte externa da cena, há acontecimentos relevantes para o desenrolar da história, seja a chuva que anuncia o mau tempo, seja as consequências decorrentes da guerra. Ver um filme norte-americano centrando sua história em soldados germânicos é bastante significativo, considerando a época de produção do filme, após a Primeira Guerra Mundial, pois converge com uma ideia de que para ambos os lados envolvidos num conflito bélico, os horrores vivenciados pelos soldados serão os mesmos.

Uma cena no meio do filme é o ponto alto. Um soldado mata outro e faz um discurso sobre a fraternidade que poderia acontecer se não fosse os lados opostos. A cena final, com o tiro ceifando a vida de um soltado prestes a alcançar a borboleta, é simples e forte. Ao término, a glória não existe. O filme escancara o que hoje sabemos e parecemos fazer questão de esquecer. Ainda há quem permaneça cego por promessas do Estado na defesa de um ideal e das fronteiras que não deveriam existir.

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

"All quiet on the western front" tem recepção favorável da crítica, avaliado em 8,0 no IMDb. Foi refilmado para a televisão em 1979.

FICHA TÉCNICA

Título original: All quiet on the western front
Produção: Lewis Milestone
Gênero: Ação, drama, guerra
Duração: 152min.
Oscar 1930: Indicado nas categorias Melhor fotografia e Melhor roteiro. Vencedor nas categorias Melhor direção e Melhor filme.

Lucas Andrade é natural do interior do Rio Grande do Sul e reside atualmente em Santa Catarina. Escreve sobre televisão desde o Ensino Médio no #BlogCascudeando. Formado em Psicologia e com Mestrado em Educação, atua na área e está cursando Letras-Português. Ainda pretende ganhar o Nobel de Literatura e um Oscar.