Vamos pensar um pouco?

02/07/2014

Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

Diversos acontecimentos televisivos foram desencadeados desde que Danilo Gentili migrou para o SBT e ampliou os índices de audiência do canal de Sílvio Santos. Antes mesmo de sua estreia, a Band tratou de chamar Rafinha Bastos para assumir o "Agora é tarde", programa apresentado anteriormente por Gentili. Depois foi a vez de Gentili causar estrago com o "The noite", arrancando elogios da crítica especializada. E com o retorno de Jô Soares na Globo, o nicho de programas de entrevista do final da noite ficou saturado. Resultado: briga acirrada por preciosos pontos.

Rafinha é oito ou oitenta: há quem goste, há quem odeie. Digamos que os convidados do "Agora é tarde" são celebridades ou subcelebridades menos conhecidas, o que inviabiliza uma boa chamada de atenção. Já Gentili tinha a seus pés todo o elenco do SBT e mais algumas boas opções fora da casa. Enquanto isso, Jô Soares pode chamar todo o elenco Global para o seu programa, mas às vezes recorre a algum antropólogo polinésio que fez sua tese na Rússia como atração. Ou seja, assunto interessantíssimo para o grande público.

Pois bem... A briga estava formada, Jô Soares perdia para Gentili que ganhava de Rafinha que perdia do Jô Soares que nem sempre ganhava de Gentili que sempre ganhava de Rafinha e aí seguia a quadrilha até ontem, quando Rafinha ganhou de Gentili e ambos perderam para os seriados que ganharam do Jô Soares que não estava no ar. Deu pra entender?

Diante disso tudo, dá para pensar nas seguintes conclusões: a) o público da Globo é tão acostumado com a Globo que, entre dois programas de entrevista, prefere enlatado; b) com a volta de Jô Soares, o Gentili vai voltar a ter mais audiência que Rafinha, visto que o que houve ontem é a exceção da regra; c) Rafinha pode entrevistar o Barack Obama que, no máximo, vai ficar em segundo lugar porque o pessoal não vai sair da Globo e, se sair, vai ser pra assistir o Gentili; d) Cadê a Record nesse raciocínio? Escutando o que eu falo, ora!