Walcyr Carrasco em alta na Globo

13/01/2014

Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução

Walcyr Carrasco deve estar rindo à toa. O autor conseguiu um feito e tanto na Globo: essa semana, está com novelas dos três horários em exibição: novela das seis, "O cravo e a rosa", novela das sete, "Caras & bocas", e novela das nove, "Amor à vida". Não é pra qualquer um! Realmente, a exibição de duas novelas no horário vespertino mostra que a Globo aposta alto em seu nome. E, justamente por isso, o cara merece um descanso.

Sim, eu sei que o Walcyr adora trabalhar e ama escrever, como todo bom escritor. Porém, desde que entrou na Globo no início dos anos 2000, ele não teve descanso. Alternando bons trabalhos (Alma gêmea) com bombas (Se7e pecados), o autor consegue bons índices, ainda que muitas vezes sua trama seja comprometida por certas características de seu texto, teatral e didático em demasia. Porém, isso faz com que as novelas dele atinjam o grande público, ampliando os índices de audiência.

Infelizmente, a tão esperada entrada de Walcyr Carrasco no horário nobre não foi das melhores. Algumas tramas foram desenvolvidas superficialmente, o excesso de personagens e a mudança de características de alguns são fatores negativos que devem ser pensados. "Amor à vida" tinha tudo para ser uma ótima novela, como estava sendo nas primeiras semanas, mas está chegando ao fim como a novela do Félix e de atores insatisfeitos (Juliano Cazarré, Marcelo Antony, Ricardo Tozzi, Rodrigo Andrade, exemplificam a questão). Pior, vai ser lembrada como a novela que o Daniel se esguelava na abertura...

Tirando isso tudo, o saldo é positivo. A novela anterior, "Salve Jorge", tinha erros, é verdade, mas era divertido apontá-los. Muitos deles por conta da direção, que fique claro. Com "Amor à vida", muitos erros por conta do texto... Tá difícil balançar essa equação. Mas fica uma dica que, se não resolver tudo, ao menos ajuda: parar de dar piti no twitter. É feio! Ah... Só pra constar, eu gosto de ti, Walcyr Carrasco! Mas também adoro cascudear!!!

Mudando de assunto: Começou a divulgação de "Em família", nova novela das nove. Manoel Carlos volta a trabalhar com Jayme Monjardim e promete um novelão. Espero que o ritmo da trama não seja tão arrastado quanto as anteriores, "Páginas da vida" e "Viver a vida", que mancharam um pouquinho o currículo do autor . Destaque que a música "Eu sei que vou te amar", do Tom Jobim e Vinícius de Morais, vai ser o tema da abertura, na voz da Ana Carolina. Não é porque eu sou fã da Ana Carolina, mas a versão ficou perfeita!!!